sábado, 23 de abril de 2011

COMUNIDADE CATÓLICA INICIA PERÍODO DE REFLEXÃO


Revirando as pastas do computador, encontrei este texto sobre a semana santa. Ele foi escrito há uns três anos, na época eu ainda morava em Sumidouro e conseguia seguir direitinho estes costumes. Confesso que bateu muita saudade de ir às missas do Padre Jandir e compartilhar os momentos de fé com as pessoas entrevistadas. Hoje, trabalhando no comércio, vou passar mais uma vez a páscoa longe da minha família e da paróquia, mas junto com a lembrança deste texto fica também o meu carinho...





COMEÇA O PREPARO DOS FIÉIS PARA A SEMANA SANTA


Com o fim do carnaval, a comunidade católica iniciou o período de Quaresma na quarta-feira de cinzas. Este é um momento muito importante para a Igreja, pois indica os 40 dias que antecedem a morte e ressurreição de Cristo. Dias que devem ser de reflexão e fortalecimento da fé.

“ A missa da quarta-feira de cinzas é um símbolo forte, as cinzas usadas na bênção são feitas com os ramos do ano passado, da missa de domingo de ramos e funciona como uma marca, assim estamos marcados para vivenciar melhor este tempo de oração”, esclarece o Padre Jandir Pereira Corrêa.

A Quaresma também tem a missão de ressaltar práticas importantes da vida religiosa como jejum e caridade.
“Jejuar não é simplesmente deixar de comer porque as penitências nunca devem machucar. O cristão que faz jejum pode escolher deixar de fazer uma das refeições ou não comer algo de que gosta muito, como chocolate por exemplo ou ainda fazer uma caminhada, ficar de joelhos durante um dos mistérios do terço...”, acrescenta o padre.

Jader Gomes, 21 anos, chama atenção para um outro aspecto:
“Jejum não é deixar de fazer, mas se policiar, não só em relação à alimento, mas também à questão dos vícios que devem ser reduzidos para os cristãos se focarem mais na Igreja. Este é um período verdadeiramente religioso, precisamos fazer coisas boas e viver em harmonia com todos como é a vontade de Jesus”, enfatiza o estudante (hoje profissional de educação física).

Um outro ponto trabalhado com o auxílio do evangelho é a partilha.
“Dar esmola não é só entregar moedinhas para mendigos, é ajudar ao próximo de coração e fazer com que este ato tenha um significado pra você, ele indica que o ser humano é mais importante do que os bens matérias. É preciso seguir o exemplo de Cristo e nunca medir o tamanho da ajuda, sempre auxiliar de coração”, ensina Padre Jandir.

A oração também é lembrada, afinal é este o momento de diálogo com Deus.
“Orar é falar, conversar, manter contato e intimidade com o Pai. Não é apenas repetir “Pai nosso” e “Ave Maria”, mas saber que o Senhor está te ouvindo, pois ele é o pai que sabe o que está escondido e vai te escutar”, lembra o sacerdote.

É importante destacar que estas práticas fazem parte da rotina da Igreja todo o ano, mas a Quaresma é um apelo mais forte à conversão.
“Nessa época começamos a pensar no sofrimento que Jesus passou por nós. O certo era lembrar o ano todo, fazer alguns pequenos sacrifícios ou pelo menos se confessar. É momento de queimar tudo o que passou e começar de novo, encarar o período como mais uma chance”, ressalta Silvana Lima, 24 anos.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário